Translate

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Sexta - 07 Junho 2013

Sexta - 07 Junho 2013
Língua Portuguesa + Língua Portuguesa
Trava língua
Interpretação da Música:


Toda Forma de Amor

Sambô

Eu não pedi pra nascer
Eu não nasci pra perder
Nem vou sobrar de vítima
Das circunstâncias
Eu tô plugado na vida
Eu tô curando a ferida
Às vezes eu me sinto
Uma mola encolhida
E a gente vive junto
E a gente se dá bem
Não desejamos mal a quase ninguém
E a gente vai à luta
E conhece a dor
onsideramos justa toda forma de amor

Respostas de conjunto geral da turma em consenso.
1º) Qual o significado de:
Circunstâncias - causa, tempo, ação circunstancial.
Plugado - conectado, junto.
2º) O que o autor quis dizer com o trecho "Eu não pedi pra nascer." ?
Que a gente não escolhe nascer.
3º) O que o autor quis dizer no trecho: "Eu não nasci pra perder."?
Que não nascemos para desistir fácil e sim para ganhar.
4º) O que o autor quis dizer com o trecho: "Nem vou sobrar de vítima. Das circunstâncias."?
Não vou deixar o acaso me derrubar, me fazendo de vítima (coitadinho).
5º) O que o autor quis dizer com o trecho: " Eu tô plugado na vida." ?
Junto a ela. Conectado e não apenas viver por viver.
6º) A que ferida o autor se refere no trecho "Eu tô curando a ferida." ?
A dor ao sofrimento de viver. As magoas e angustias.
7º) Por que o autor diz que "Às vezes eu me sinto. Uma mola encolhida." ?
Minimizado pela maioria, pela opinião dos outros, pelo acaso, pela vida difícil.
8º) Na sua opinião o autor usou da sinceridade no trecho: " Não desejamos mal a quase ninguém" ? Justifique sua resposta.
Sim, porque é impossível não desejar mal a alguém mesmo que por um breve momento.
9º) Qual o significado do trecho: " E a gente vai à luta. E conhece a dor." ?
Que não existe vitória sem luta e não existe luta sem dor (sofrimento, magoa, conflito).
10º) O que o autor quis dizer no trecho: "Consideramos justa toda a forma de amor." 
Quando há amor verdadeiro toda a forma de amor é válida, correta independente de qualquer ser.


ANOTAÇÃO!
Assunto: Adjetivos tirado do livro: CELME Farias Medeiros - Português para Nossa Gente - Vol. 4 Edi.: Arco-Íris Nordeste LTDA. Salvador - Bahia

Adjetivo - é a palavra variável que modifica o substantivo, dando uma qualidade.
Exemplo: O aluno é estudioso e comportado.
ESTUDIOSO e COMPORTADO são qualidades do aluno. Portanto, são adjetivos.

O adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo que ele modifica.
Exemplos:
menina travessa              bola colorida            gato pequeno

PRIMITIVO - não deriva de outra palavra.
Exemplos: bom, rico, forte, belo.
Menino bom
DERIVADO - é formado de outra palavra.
Exemplos: carinhoso, teimoso, estudioso.
cachorrinho teimoso
SIMPLES - formado de uma só palavra.
Exemplos: grande, negro, grosso, belo, triste, alegre.
sapato grande
COMPOSTO - formado de duas ou mais palavras que podem ser ligadas ou não por um hífen.
Exemplos: mal-educado, rubro-negro, luso-brasileiro, auriverde, malcriado.
Balão rubro-negro


Exercício de Classe

1º) Sublinhe os adjetivos das seguintes frases:
a) Uma menina bonita e estudiosa.
b) Uma pequena oficina mecânica.
c) Homem valente e destemido.
d) O vestido é vermelho e comprido.
e) Aquele menino é covarde e mentiroso.
f) Paulo é preguiçoso e mentiroso.
g) Maceió é uma linda cidade.
h) A maçã é uma fruta saborosa.
i) O avião é ligeiro e grande.
2º) Coloque (S) nos adjetivos simples e (C) nos compostos.
(C) cor-de rosa                (C) verde-escuro
(S) português                   (S) gostoso
(C) azul-celeste                (C) mal-educado
(S) risonho                        (C) ultra-violeta
(C) rubro-negro                (S) veloz
(S) brasileiro                    (C) alvinegro
(S) lindo                            (S) alto
3º) Transforme os substantivos em adjetivos, como o modelo:
Quem tem medo é - medroso
Quem tem inteligência é - inteligente
Quem tem alegria é - alegre
Quem tem esperteza é - esperto
Quem tem agilidade é - ágil
Quem tem beleza é - belo
Quem tem coragem é - corajoso
Quem tem felicidade é - feliz
Quem tem nobreza é - nobre
Quem tem fraqueza é - fraco
4º) Escreva (P) para os adjetivos primitivos e (D) para os derivados.
(D) brasileiro                           (D) gostoso                     (D) ordeiro
(P) rico                                     (D) teimoso                     (D) caridoso
(D) tristonho                             (P) belo                           (P) triste
(D) bondoso                            (P) doce                          (D) maldoso
(P) duro                                    (D) corajoso                   (D) gorduroso
(P) grosso                                (P) pobre                        (D) brilhante

Correção: 10 Junho 2013


Arte
anotação do conteúdo cores e pintura de desenho de simetria em seus respectivos espaços, utilizando-se de harmonia e coordenação motora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário