Translate

segunda-feira, 1 de julho de 2013

06-07-2013

Quinta - 06 Junho 2013 
Matemática + Matemática
TRABALHO AVALIATIVO - Correção do exercício e mais situações problema.

História + História
Correção 11º) ao 14º)
Slide: Os primeiros povoadores p.13
           Culturas e povos antigos da América p.15
1. Os primeiros povoadores
•Na verdade o Novo Mundo não era tão novo assim, quando os europeus chegaram já encontraram habitantes.
•Esses humanos formavam sociedades organizadas, com culturas próprias e modos de vida adaptados aos diferentes ambientes do vasto território.

•Os primeiros povoadores da América foram grupos nômades, caçadores e coletores que viviam na Ásia e da África há muitos anos.
Eles viviam mudando de uma região para outra, à procura de boas condições para a caça, a pesca e para a coleta de frutos, ervas e raízes comestíveis.
Ao longo dos anos esses povos começaram a domesticar animais e plantar.
A agricultura possibilitou que esses grupos se tornassem sedentários, ou seja, que permanecessem mais tempo no mesmo local.


•Foi também por meio da agricultura que surgiram inovações técnicas, por exemplo, na maneira de lidar com o solo e com as plantas, e na confecção de instrumentos de trabalho.
Algumas civilizações localizadas em terrenos irregulares e montanhosos criaram uma forma de agricultura inovadora ao fazer o que parecem escadarias para que a enxurrada não leva-se as plantações ladeira a baixo, ou seja, encontraram um meio de reter parte da água e diminuir sua velocidade em terrenos ladeirados o que possibilitou um grande aproveitamento das áreas e do solo.
Machu Picchu (em quíchua Machu Pikchu, "velha montanha"), também chamada "cidade perdida dos Incas", é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, atual Peru. (Fonte: Wikipédia)

Então começaram a fazer coisas artesanais como:
Cerâmica
Objetos de palha
Algodão (tecido)
Com alimento produzido pela agricultura e artesanato, o que foi acontecendo com a população?
CRESCENDO Se expandido. Dando origem as cidades.
•Mas é claro que essas transformações não aconteceram ao mesmo tempo em todos os lugares, alguns continentes ou países se desenvolveram mais rápido que outros.
À medida que foram se dispersando e ocupando diferentes áreas, as populações tiveram de se adaptar às diferentes condições climáticas e às variadas fontes de recursos naturais dos locais onde se instalavam.
•Com isso, houve aumento das regiões povoadas do planeta, dando origem a várias línguas, crenças e costumes.
Tudo isso deu inicio a uma ampla...
DIVERSIDADE CULTURAL.
O que é diversidade cultural?
•São as diferenças de cultura que existem de um ser humano para outro.
Mas o que é cultura?
Segundo a turma, Cultura seria o conjunto de tudo que nos identifica, assemelha e diferencia, ou seja, nossas crenças, costumes, habilidades, artes e uma série de tradições herdadas por nossos antepassados etc.
Debate sobre a importância da cultura na formação do individuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário