Translate

domingo, 2 de fevereiro de 2014

18 - 01- 2014 Sábado
Ciências + Ciências
Unidade 15 - Eletricidade: Fontes de energia elétrica
Pilhas e baterias 
•A maior parte da energia elétrica utilizada em nosso dia a dia é produzida por geradores.
•Eles são capazes de fornecer energia elétrica a partir de reações químicas, da luz ou do movimento.
As pilhas e as baterias são tipos de geradores que fornecem energia elétrica por meio de reações químicas que ocorrem em seu interior.
Existem diversos tipos de pilhas e baterias que apresentam características adaptadas aos aparelhos nos quais serão utilizados.
As pilhas e as baterias tem vida útil limitada. As substâncias que participam das reações químicas no interior das pilhas e das baterias desgastem-se e, com isso, ocorre a diminuição do fornecimento de energia elétrica.
No entanto, algumas baterias, como utilizadas em automóveis e as de alguns telefones, podem ser recarregadas antes do término de sua vida útil.
Usinas elétricas
A energia elétrica utilizada para iluminar cidades e suprir as necessidade da população e das indústrias é gerada, principalmente, em usinas.
As usinas possuem geradores que produzem energia elétrica utilizando o movimento da água, do vento e do vapor de água, entre outros.
Entre os tipos de usinas existentes, destacam:
As usinas hidrelétricas, as usinas eólicas, as usinas termelétricas e as usinas nucleares.
Usinas hidrelétricas
As usinas hidrelétricas utilizam o movimento da queda d’agua para gerar energia elétrica. A maior parte da energia elétrica utilizada no Brasil é gerada em usinas hidrelétricas. P.178
A geração de energia elétrica por meio de usinas hidrelétricas não emite poluentes nem contribui para a ocorrência do aquecimento global.
No entanto, para a construção desse tipo de usina, é feito o alagamento de grandes áreas, o que provoca a destruição da vegetação e a morte de alguns animais.

Usinas eólicas
As usinas eólicas utilizam o vento – ar em movimento – para gerar energia.
A utilização de usina eólica para geração de energia elétrica não polui o ambiente e não contribui para a ocorrência do aquecimento global; no entanto, pode causar poluição sonora e interferência nas transmissões de rádio e televisão.
Usinas termelétricas
Para gerarem energia elétrica as usinas termelétricas utilizam o calor produzido pela queima de algum tipo de combustível.
Os combustíveis geralmente utilizados nessas usinas são carvão mineral, gás natural, petróleo e resíduos industriais.
A utilização desse tipo de usina, muitas vezes, é prejudicial ao ambiente, pois a queima de alguns tipos de combustível libera na atmosfera gases prejudiciais à saúde do ser humano.
Além disso, esses gases contribuem para que ocorra o aquecimento global e a chuva ácida.
Usinas nucleares
A utilização desse tipo de usina não contribui para a ocorrência do aquecimento global; no entanto, produz lixo tóxico, que pode contaminar o ambiente.

Além disso, esse tipo de usina necessita de manutenção e monitoramento rigorosos e constantes, a fim de evitar acidentes que provoquem a contaminação do ambiente.
Intervalo divertido










Trabalho de ciências Unidade 13, 14, 15, 16 e 17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário