Translate

domingo, 10 de março de 2013

05-03-2013 - Terça
Geografia
Correção do exercício de Hidrografia e passado o vídeo: Alagados
É hora do...DEBATE!
Sobre o que o vídeo trata?
Sobre as chuvas e enchentes.
Foi desenhado no quadro o avanço que as casas fazem sobre a Lagoa, nos lembramos do nosso bairro Bom Parto que tem a Lagoa Mundaú.
Os alunos observaram que como diz no vídeo não se tem interesse de alertar a população caso venha a enchente, muito menos projetos onde os desabrigados possam ir. Lembramos dos desesperos das pessoas que tiveram que se refugiar na casa de amigos, pessoas que não conheciam e até na igreja, da solidariedade das pessoas em ajudar, mas nos revoltamos com a falta de respeito do governo em agir.
Gerou-se então o debate:
Quem é culpado pela enchente? A natureza ou o homem?
Vimos que a água só está ocupando um lugar que já a pertencia.
E enquanto as pessoas que invadem esses lugares são culpadas?
A turma se dividiu em opiniões diversas, mas concordaram que independente do que leve uma pessoa a invadir o espaço da Lagoa, a natureza não é a culpada e sim o homem.
Lembramos do lixo jogado na lagoa que acaba voltando para a própria população e do riacho Salgadinho que despeja esgoto no Mar.
Foi citado também o projeto Minha Casa Minha Vida e outros onde as pessoas abandonam as casas condenadas pela defesa civil, mas que muitos acabam as vendendo e voltando para o mesmo lugar, logo concluiu-se que não se pode culpar os órgão públicos por isso.
Vemos no vídeo que os políticos em tempo de eleição prometem tudo, mas depois que ganham "esquecem" e deixam tudo do jeito que esta.
Relembramos as questões do assunto RELEVO e todos observaram o morro pela janela da sala de aula que recentemente foi vitima de um incêndio que acabou com a pouca vegetação que tinha, assim sendo as árvores como vimos no desenho feito no quadro.
As raízes das árvores são o que sustentam o solo do morro, sem elas a água desce com muito mais velocidade arrastando tudo em seu caminho (como as casas e o lixo) e causando a erosão.

Profª Anissa - Agradeço a todos os alunos por participarem e colocarem suas opiniões, como já foi pedido diversas vezes, trabalharei esse assunto com mais calma numa aula só sobre o Meio Ambiente, se tiverem duvidas ou ideias podem ir anotando que assim que virmos a maioria dos assuntos que ainda faltam, darei uma atenção especial a esse tema, vão contendo por enquanto a ansiedade. Gosto de vocês assim! Curiosos.

Língua Portuguesa 
PEGUEI VOCÊS! Profª Anissa 1 X 0 alunos do 5º ano B
Pedi que encontrassem o erro na descrição de Ipiranga na aula passada e ninguém soube me responder até que eu começasse a dar dicas.
Quem foi que proclamou a república? (assunto visto na aula de história) ainda sim não lembraram.
Quem foi o primeiro presidente da república?
Marechal Deodoro!
Certo, logo não poderia ter sido D.Pedro I que proclamou a república no Brasil, mas então o que D.Pedro I proclamou?

O que se comemora no dia 7 de Setembro? Que tem desfile na praia com as forças armadas e outros?
Independência do Brasil.
Mas por que Independência?
Porque o Brasil era pertencente a Portugal.
Notou-se que os alunos ou esqueceram ou não se lembram da história do Brasil, por isso repassei rapidamente tudo desde o começo e constatamos que:
                  O Brasil não foi descoberto pelos portugueses porque aqui já existiam os índios. Em 22 de Abril de 1500 uma frota de navios portugueses comandada por Pedro Álvares Cabral chegou onde hoje se encontra o Brasil "Vera cruz" (terra da verdadeira cruz) pensava-se que era uma ilha, mas depois ao constatar-se que era bem maior foi chamada de Terra de Santa Cruz.
A primeira coisa que os portugueses viram, além de terra, lógico, foi o Monte Pascoal localizado em Itamaraju estado da Bahia. Pascoal porque foi no período da pascoa, como a maioria dos alunos observou de rapidamente.
Pero Vaz de Caminha foi o escritor português que relatou sua passagem ao atual Brasil. Por isso nossa língua é a portuguesa.
Espanha e Portugal viviam disputando território assim foi criado o tratado de Tordesilhas que supostamente dividia o Brasil ao meio.
Acredita-se que Cabral não tenha sido o primeiro a estar em território brasileiro. Portugal não queria que os espanhóis soubessem de suas investidas em territórios e riquezas, logo Duarte Pacheco em dezembro de 1498 teria visto o Brasil "terra a vista" e ido contar aos portugueses que mandaram Cabral com uma bela frota de navios. (............) Resumindo
Portugal retirava as riquezas do Brasil e não investia.
D. Pedro I não quis voltar a Portugal "Se é para o bem do povo diga que eu fico".
O Brasil era colônia de Portugal, mas D.Pedro I em guerra disse "independência ou morte!"
A proclamação da Independência foi feita por D.Pedro I as margens do riacho Ipiranga.
Vale lembrar que apesar de na imagem estarem pintados cavalos, esses cavaleiros estavam montados em mulas.

Lembrando que em 13 de Abril de 1822 foi criado o Hino por Francisco Manuel, mas só em 1909 o jornalista Joaquim Osório falou das belezas do nosso país e deu um tom poético ao Hino como o conhecemos hoje.
Joaquim Osório



(R ou RR) Correção do exercício pág.: 144, 145, 146 e 147 

Nenhum comentário:

Postar um comentário