Translate

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

10 - 12 - 2013 Terça
Geografia + Geografia
Slide: Vegetação
Disponível em: http://anissamarques.blogspot.com.br/2013/02/29-01-2013-terca-geografia-slide.html


LIVRO: ALAGOAS – Geografia e História Autor: Celmer Farias de Medeiros
Editora do Brasil

VEGETAÇÃO
Vegetação é o conjunto de plantas de uma região que varia de acordo com o solo e o clima. A vegetação pode ser nativa ou de vegetais introduzidos pelo homem.
As plantas são de grande utilidade para a vida do homem, pois fornecem alimentação remédios, vestuário, madeira etc. E desempenham um importante papel na proteção do solo, na conservação dos rios e na renovação do ar.
Em Alagoas existem, basicamente, quatro tipos de vegetação:
1 – Vegetação Litorânea
            A vegetação litorânea é própria do litoral que possui clima quente e úmido. É a vegetação das dunas, restingas e mangues.
            Os mangues são localizados nos solos lamacentos, alagadiços, principalmente na foz dos rios.
            As espécies vegetais mais comuns no litoral são principalmente o coqueiro, a mangabeira, a pitangueira, o cajueiro etc. Nos mangues há uma grande quantidade de siris e caranguejos.

2 – Mata Atlântica
            Na Mata Atlântica predominam árvores apropriadas para construção de casas e fabricação de moveis, destacando-se o ipê, o jatobá, a peroba, a sucupira e o cedro.
            O pouco que restou da Mata Atlântica encontra-se na região dos tabuleiros e no Agreste, na forma de árvores isoladas, verdes e frondosas, como o cajueiro-bravo, por exemplo.

3 – Vegetação Agreste
            A vegetação encontrada entre a mata e a caatinga é a vegetação agreste. Ela é formada por capoeiras que estão sendo substituídas pelos roçados, pelo plantio de feijão, café, milho, fumo, e pelo cultivo de palmas nos campos de criação nas áreas secas.

4 – Caatinga
            É a formação constituída por árvores finas e bem esgalhadas. Algumas têm folhas grossas e espinhentas, com raízes profundas que armazenam água, pois no sertão ou chove pouco ou ocorrem as secas.

            Encontramos vegetais do tipo: umbuzeiro, mandacaru, juazeiro, xique-xique e outros.

Hino de Maceió interpretação oral (continuação de Língua Portuguesa)

Educação de Valores Humanos + Ensino Religioso
Ensaios para apresentação de Natal - A importância da parceria e trabalho em equipe e a interpretação oral das musicas ensaiadas.

Não teve aula de Educação Física então...
Aula de Matemática expressões: adição, subtração, multiplicação e divisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário