Translate

sábado, 2 de fevereiro de 2013

29-01-2013 Terça
Geografia 
SLIDE: Vegetação de Alagoas
O que é vegetação?
É o conjunto de plantas de uma região que varia de acordo com o solo e o clima.
 




A vegetação pode ser nativa ou de vegetais introduzidos pelo homem.
 

Em Alagoas existem 4 tipos de vegetação:

Litorânea
Mata Atlântica
Agreste
Caatinga



Litorânea
Vegetação típica do litoral, que possui clima quente e úmido. É a vegetação das dunas, restingas e mangues.



Mata Atlântica
Na Mata atlântica predominam árvores apropriadas para construção de casas e fabricas de moveis, destacando-se:
Ipê

Peroba

Cedro

Sucupira
Jatobá
A Mata Atlântica tem esse nome por fazer limite com o Oceano Atlântico como pode ser visto no mapa acima a vegetação Litorânea fica entre a mata e o oceano.
Por que a Mata Atlântica esta sumindo?
Como já foi citado acima, a madeira das grandes árvores encontradas na Mata Atlântica, são muito apreciadas pelas madeireiras para construção de moveis, a maioria destas, no entanto, não se preocupa em replantar as árvores que cortam e as mesmas levam anos para chegar ao porte adulto, logo vão desaparecendo para dar lugar a...
para pastagens de gado

cultivo de cana de açúcar

usando a madeira para fazer carvão
Produção de moveis

Obs.: As árvores são as grandes responsáveis pela qualidade do nosso ar, pois elas o purificam em oxigênio, como já foi demonstrado na aula de Ciências sobre Respiração, a chama da vela presa dentro de um copo de vidro como mostrado, se apagou porque o oxigênio preso dentro do copo de vidro foi se transformando em gás carbônico até sumir. O que aumenta a temperatura do ambiente como pudemos ver na experiencia de variação de graus em diversos pontos de Maceió no periodo da tarde.
35º C no centro da cidade
32º C Av. Durval de Goes Monteiro
34º C a 30ºC na Av. Fernandes Lima
30º C na praça Centenário

Imagem atual de 29-01-2013, a parte verde escura do mapa mostra o que ainda sobrou da Mata Atlântica.
Para maiores informações, por favor, clic no link abaixo.

Agreste
A vegetação entre a mata e a caatinga é a vegetação agreste. 
É formada por capoeiras que estão sendo substituídas pelos roçados, pelo plantio de feijão, café, milho, fumo, e pelo cultivo de palmas nos campos de criação nas áreas secas.
A palavra agreste vem de agro, ou seja, campo, agrário, agricultura.

Caatinga
É constituída por árvores finas e bem esgalhadas.
Algumas com folhas grossas e espinhentas, com raízes profundas que armazenam água, pois no sertão ou chove pouco ou ocorrem as secas.
Vegetação tipica da Caatinga:
Umbuzeiro
Mandacaru
Xique-xique
Juazeiro
O nome Caatinga vem do Tupi que significa: CAA - mata TINGA - branca, ou seja...
Mata Branca, ou espinhenta.
Para mais informações clic no link:
Os índios lhe deram esse nome, pois nos tempos de verão as árvores ganham a coloração mostrada abaixo:


Obs.: Os assuntos ligados a Mata Atlântica e Desmatamento serão estudados mais a fundo numa aula sobre Meio Ambiente, provavelmente na disciplina de Educação e Valores Humanos - Consciência ecológica ambiental.

Aula de Língua Portuguesa:
Interpretação de Imagens e textos, com abordagem no tema de Geografia, vegetação (Sertão)
Você sabe por que o dicionario Aurélio tem esse nome?
•Aurélio Buarque de Holanda.
•Nascido em Passos de Camaragibe, em 3 de Maio de 1910. Alagoano.
•Aos 14 anos Aurélio já dava aulas de Português. Ele foi tradutor, professor, dicionarista etc.
•O português é a 5º língua mais falada do mundo.
•Aurélio foi o primeiro dicionarista a defender a linguagem popular do povo e não só a literária.
Todo Brasil fala a mesma língua portuguesa?
•Além dos vícios de linguagem, cada região do Brasil tem suas variações de sotaques e gírias.
•Farol – São Paulo
•Semáforo – Rio de Janeiro
•Sinal - Alagoas
Cândido Portinari
Filho de imigrantes italianos, nasceu no dia 29 de dezembro de 1903, numa fazenda nas proximidades de Brodowski, interior de São Paulo.Aos 15 anos começou na escola de belas artes do Rio de Janeiro.
Vejamos alguns quadros de Portinari... O que representam para você?
 Favelas 1930

 Mestiço 1934

 Colhedores de café 1935

 O lavrador de café 1939

 Os Retirantes 1944
Analisando o ultimo quadro que retrata a vida dura do sertão responda:
OBSERVAÇÃO: RESPOSTA PESSOAL
1º) O que significa a palavra retirante?
2º) O que representa esse quadro para você?
3º) O que o autor da obra "Os Retirantes" quis transmitir nessa imagem?
4º) Por que a obra tem esse título?

Asa Branca
Quando olhei a terra ardendo
Com a fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Que braseiro, que fornalha
Nem um pé de plantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Até mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Então eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Então eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Hoje longe, muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão
Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração
Entregue aos alunos em sala a letra da musica para colar no caderno.
5º) Pesquise no dicionario as seguintes palavras:
judiação - braseiro - fornalha - alazão - léguas.
6º) No texto, quais palavras rimam com João?
7º) A que se refere o autor no trecho " Eu perguntei a Deus do céu, ai. Por que tamanha judiação."
8º) No trecho " Nem um pé de prantação." por que a terra chegou a esse estado?
9º) Por que o alazão morreu?
10º) Por que a asa branca batu asas do sertão?
11º) Quais palavras no texto tem características regionais de fala?
12º) Por que na musica o autor se despede?
13º) O que o personagem da musica espera para voltar ao sertão?
14º) Na letra da musica a quem o autor se refere quando diz: "Meu coração."
15º) Escreva os pronomes presentes na letra da música:
Correção na quarta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário