Translate

domingo, 3 de novembro de 2013

2º SEMESTRE
Terça
Slide: 29 outubro (Autores: Monteiro Lobato)
• Em 1810, a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO. 
•Trazendo consigo mais de sessenta mil objetos. O acervo era composto por medalhas, moedas, livros, manuscritos, mapas, etc.
biblioteca nacional - RJ
•Da data da fundação até por volta de 1914, para se fazer consultas aos materiais da biblioteca era necessária uma autorização prévia.
Os livros são um conjunto de folhas impressas, onde o escritor coloca suas ideias, a fim de deixá-las registradas ou para que outras pessoas possam tomar conhecimento das mesmas.
Eles podem variar no gênero dos textos apresentados, sendo documentário, romance, suspense, ficção, autoajuda, bíblico, religioso, poema e poesia, disciplinas escolares, profissões e uma infinidade de áreas.
O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando D. João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi "MARÍLIA DE DIRCEU", de Tomás Antônio Gonzaga. 
Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro




Em 1925, Monteiro Lobato, escritor e editor, autor do Jeca Tatu e do Sítio do Pica pau Amarelo, fundou a Companhia Editora Nacional, trazendo grandes possibilidades de crescimento editorial para o Brasil.
Fonte:Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
•Brasil escola
Foi um dos primeiros autores de literatura infantil em nosso país e em toda América Latina.
•Monteiro Lobato (1882-1948) nasceu em Taubaté, São Paulo, no dia 18 de abril de 1882. 
•Era filho de José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Monteiro Lobato. Alfabetizado pela mãe, logo despertou o gosto pela leitura, lendo todos os livros infantis da biblioteca de seu avô o Visconde de Tremembé.
•Foi um grande escritor e divulgador da cultura brasileira para o mundo.



E o nosso homenageado o Saci
Histórias:
 O velho, o menino e o burro
Interpretação das leituras feitas oralmente.
Língua Portuguesa
Interpretação 
De Sabugo A Visconde

Milho verde virou mungunzá
Do sabugo virei visconde
Quem já leu minha história aprendeu
Quem não leu vai perder o bonde

Eu sou milho de boa linhagem
Cultura e bagagem pra dar e vender
Quem não leu minha história perdeu
E é por isso que eu quero esclarecer

Eu andei pelas ruas da Grécia
Eu já fiz peripécia no reino de Atlantis
Fui vassalo do rei Ramsés
Sem mover os meus pés daqui dessa estante

Fui além das muralhas da china
Além das minas do rei Salomão
Sem mover os meus pés dessa sala
Eu voei sem sair do chão

Refrão
Tá no livro, tá escrito
No sítio do pica-pau
Pedrinho me fez visconde
Sabugo de milho intelectual 

1º) O que seria um Visconde?
Titulo da nobreza feudal
2º) Por que o autor da musica diz que "é um milho de boa linhagem"?
Porque é nobre, de boa qualidade
3º) Como o Visconde teve acesso a tantos lugares como citados no terceiro parágrafo?
Através dos livros.
4º) O que significa intelectual?
Inteligente, culto, cheio de conhecimento, etc.
5º) Quem fez o Visconde?
Pedrinho

continuação da Gincana de Matemática (do 1º Semestre)
1- de olhos vendados identificação das formas geométricas

30 DE OUTUBRO DE 2013 SIMULADO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário