Translate

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

17-12-2012 Segunda
Conclusão do assunto alimentação
Texto: Alimentação Saudável.
Continuação do exercício
13º) Cite quatro elementos que ajudam a baixar o LDL:
R- gergelim, aveia, azeite, chocolate amargo, peixe, açaí, laranja 
(lembrando que qualquer um dos itens citados acima assim como qualquer alimento em excesso pode ser prejudicial a saúde!)
14º) Quais as três principais refeições:
R - café da manhã, almoço e jantar.
15º) Qual a parte mais importante da piramide alimentar?
R - Fibras
16º) Dê dois exemplos de alimentos: animal, vegetal e mineral.
R - animal - carne, ovos, galinha etc.
vegetal - verduras, legumes, hortaliças, frutas etc.
mineral - cálcio, sódio, potássio, ferro (sais minerais) etc.
17º) Os alimentos podem ser divididos em três grupos. Quais são eles?
R - construtores, energéticos e reguladores.
18º) Dê três exemplos de alimentos construtores, energéticos e reguladores:
R - construtores - carne, leite, ovos, queijo, frango.
energéticos - mel, açúcar, óleo, manteiga, batata, pão, massas etc.
reguladores - frutas, legumes, peixes, fígado.
19º) Desenhe uma pirâmide alimentar e identifique suas partes:
1-óleos e açúcares (gorduras)
2 - proteína
3 - frutas, verduras, legumes e hortaliças
4 - FIBRAS

Nota de esclarecimento:Apesar do assunto alimentação saudável, da forma que foi passada, não parecer assunto de 5º ano do Ensino Fundamental, este consta sim na matriz curricular, no fator SAÚDE e será necessário para o entendimento de certas doenças causadas pela falta de vitaminas e sais minerais, não sendo necessário conhecimento de estudos sobre Química ou Biologia do Ensino Médio, mas que de certa forma poderão ser uteis no ensino dos anos seguintes.

Copia do texto da pagina 115 do livro de ciências.

Explicação: Foi pedido aos alunos a copia de determinado trecho do livro, por falta do mesmo para cada um individualmente, portanto para que não ficassem prejudicados,  sem ter meios para estudar para as provas e fontes de pesquisa futuramente, tornou-se necessária essa copia, peço desculpas aos senhores pais, familiares e estudantes pelo transtorno e desde já agradeço a compreensão de todos. 
O assunto da próxima aula de ciências será Sistema Urinário como o próprio texto aborda, assim quem quiser ler algo a respeito ou pesquisar esteja a vontade.


1ª Reunião de Pais e representantes dos alunos.
Peço desculpa pela falta de mais divulgação dessa reunião e ressalto que teremos outras para que os pais possam acompanhar melhor seus filhos e verificar a qualidade de ensino que lhes esta sendo passado, agradeço a todos que puderam comparecer e parabenizo os alunos pelos pais e representantes participantes.

Os assuntos abordados na reunião foram:
- Fardamento - o regulamento da escola proibi mini shorts ou saias, camisas de times para evitar brigas e roupas decotadas, apenas roupas compostas. A farda escolar é importante para a identificação dos alunos dentro e fora da escola.

- Ainda não a previsão do calendário definitivo, pois é necessária a contagem exata de dias. A maioria das escolas do estado esta com calendários diferentes por causa das reformas. O 5º ano B vespertino esta ainda mais atrasado, pois passou cerca de três meses sem aulas, mas a direção tanto quanto o apoio pedagógico se comprometeu a revisar o calendário escolar dessa turma de forma a não prejudicar os que passarem para o 6º ano. Assim sendo teremos aulas dias de Sábado para repor as aulas perdidas, os alunos que por algum motivo realmente importante não possam ir a aula, por favor, mandem um bilhete ou avisem antecipadamente. Os dias serão marcados em breve e avisados diversas vezes.

- Devido as dificuldades de aprendizagem de alguns casos na turma, informamos que no mês de Janeiro será ofertado reforço pelo horário da manhã, tendo a professora da turma como voluntaria e a professora Ivanete. Os dias serão marcados em breve.

- Os alunos estão bastante atrasados nos assuntos, por isso foi reforçado que não faltem as aulas e se for o caso avisem a professora ou mandem recado por algum colega da turma informando o motivo da falta. Da mesma forma que se a professora da turma falta-se essa aula seria reposta, estou cobrando dos alunos individualmente uma aula extra onde vejam o que perderam e façam as atividades do dia que faltaram.

- Reforço a importância mais uma vez de os pais e familiares acompanharem o ensino de seus filhos e parentes e as tarefas de casa que serão cobradas e aconselho a conversarem mais com eles procurando saber suas duvidas, seus receios e também o que foi de bom no seu dia. A conversa é sempre o melhor caminho.

- O período de recesso acaba no dia 07 de Janeiro de 2013 onde VOLTAM AS AULAS NORMAIS!

Esperamos poder contar com o apoio e compreensão de pais e alunos para que os mesmos não sejam prejudicados. Agradeço muitíssimo aos pais e familiares presentes e parabenizo pelo empenho dedicado com o ensino de seus filhos e parentes, pois sabemos o quanto o estudo é importante para que eles possam ter um futuro melhor. 
A todos desejo boa sorte e que aproveitem cada oportunidade que a vida lhes oferta.
Deixo pais, parentes, familiares, amigos e alunos à-vontade para questionar, dar sugestões e tirar suas duvidas. Não tenham medo, receio de falar ou de se expressar, um professor além de ensinar deve saber ouvir, então estou aqui para isso. Ressalto que não teremos perseguição de alunos em sala por causa de questionamentos ou sugestões, apenas lhes é cobrado a devida atenção mediante o comportamento, portanto podem ficar tranquilos para conversar sem receio de más interpretações.

Acredito que a escola não é feita sozinha e esses alunos merecem um ensino de qualidade mesmo não estando numa escola particular, pois escola publica não deveria ser sinônimo de ensino ruim. É esta realidade que pretendo mudar, então conto com o apoio e participação de vocês.

Aos alunos lembro que estudem bastante e se esforcem, aproveitando as oportunidades, brincando bastante nas devidas horas do intervalo ou fora da escola, curtindo as amizades boas, pois esses momentos não duram para sempre muito menos voltam atrás.

Aos pais e familiares meu sincero agradecimento por mesmo na correria do dia a dia darem atenção a seus filhos, por mesmo diante das frustrações e problemas enfrentados lutarem contra a realidade dura da vida e darem bons exemplos para aqueles que ainda serão grandes, por terem uma paciência incrível mesmo quando a irritação está no auge de explodir. Se é que posso lhes fazer um pedido... Peço que nunca desistam tanto de seus filhos quanto de vocês mesmos e de seus sonhos, pois a esperança é a semente da vida que move a humanidade a seguir em frente. Boa sorte e obrigada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário